Treinamento em cirurgia robótica exclusivo para profissionais do Hospital Erasto Gaertner
22 e 23 de Agosto de 2025
Curitiba, Paraná
Objetivo do Curso
Este curso foi desenvolvido exclusivamente para os profissionais do Hospital Erasto Gaertner, como contra partida a ampliação do parque tecnológico Erasto Gaertner Scolla, conforme previsto na edital FINEP, com o propósito de fortalecer e expandir o ecossistema de inovação em saúde, com foco na Cirurgia Minimamente Invasiva (CMMI) e na cirurgia robótica. Entre seus principais objetivos está a ampliação da infraestrutura tecnológica e educacional, criando uma base sólida para a formação qualificada de profissionais e para o avanço de pesquisas aplicadas.
O curso busca fomentar o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, promovendo o domínio de técnicas cirúrgicas avançadas e estimulando a produção científica voltada para soluções inovadoras e sustentáveis na prática clínica.
Além disso, promove a integração entre ensino, saúde, pesquisa e indústria, estruturando um ecossistema colaborativo que conecta profissionais, instituições e empresas. Essa abordagem favorece a inovação aplicada e o desenvolvimento de projetos conjuntos com impacto real no sistema de saúde.
Inspirado no modelo da hélice quíntupla, o curso também estimula a cooperação entre universidades, setor produtivo, centros de pesquisa, governo e sociedade civil, contribuindo para uma atuação articulada e orientada às necessidades sociais.
Por fim, visa oferecer capacitação de excelência, com sustentabilidade econômica e impacto social positivo, contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente, moderno e centrado no paciente.
INFORMAÇÕES DE ONDE ACONTECERÁ O EVENTO?
INFORMAÇÕES DE ONDE ACONTECERÁ O EVENTO?
Data:
31 de Maio de 2025
Hotel Referência:
Hotel Intercity Curitiba - Centro Cívico Rua Constantino Marochi, 591 - Curitiba/PR
Local do Evento:
Scolla | Centro de treinamento cirúrgico com resultado Rua Idair Antônia Torres Siqueira, 701- Campo Largo/PR
Data:
22 e 23 de Agosto de 2025
Hotel Referência:
Hotel Intercity Curitiba
Rua Constantino Marochi, 591
Curitiba/PR
Local do Evento:
Scolla
Rua Idair Antônia Torres Siqueira, 701
Campo Largo/PR
Coordenador

Dr. Xavier Soler Graells
Ortopedista Cirurgião de Coluna

Dr. Xavier Soler Graells
Ortopedista Cirurgião de Coluna
Corpo Docente



Dr. André Sebben
Ortopedista e Cirurgião da Coluna Vertebral



Dr. André Sebben
Ortopedista e Cirurgião da Coluna Vertebral



Dr. Alysson Larocca
Ortopedista e Cirurgião da Coluna Vertebral



Dr. Alysson Larocca
Ortopedista e Cirurgião da Coluna Vertebral



Dr. Pedro Grein
Ortopedista e Cirurgião da Coluna Vertebral



Dr. Pedro Grein
Ortopedista e Cirurgião da Coluna Vertebral
Cronograma de treinamento
O programa completo de treinamento é dividido em 3 partes.
A primeira parte consiste no treinamento pré-clínico. É realizada em 3 módulos, a saber:
O primeiro módulo é realizado com aula inaugural online e seguido por curso teórico online. Carga horária total: 8h.
O segundo módulo é realizado individualmente e consiste em treinamento com simulador na Scolla. Carga horária total: 20h.
O terceiro módulo é chamado de “in-service”. Consiste em treinamento prático no centro cirúrgico, com revisão de todo conhecimento teórico/prático. O aluno treina com o robô a colocação dos portais, docking, triangulação, troca de pinças, sutura em modelo, entre outros. Será realizado nos centros cirúrgicos dos respectivos hospitais. Carga horária total: 2h presenciais + pós-teste.
Programação
Módulo 1
Programa teórico (On-line pela plataforma Zoom)
Princípios de cirurgia robótica – 2 horas
Cenário atual da cirurgia robótica – 2 horas
Cirurgia geral – 2 horas
Ginecologia – 2 horas
Urologia – 3 horas
Oncologia – 2 horas
Cirurgia torácica e cardiovascular – 2 horas
Inservice on-line – 1 hora
Módulo 2
Módulo 3
O terceiro módulo é chamado de “in-service”. Este módulo é realizado nas dependências do HEG, na sala de cirurgia robótica, exigindo que a sala esteja fechada para cirurgias, para que o aluno possa treinar com o equipamento simulando uma situação real. Por esse motivo, esta fase do treinamento deve ser realizada com agendamento prévio no centro cirúrgico do Hospital. Início do 3º módulo: após completar ao menos 20 horas de simulador, conforme disponibilidade da sala de centro cirúrgico e dos proctors do hospital. Deverá ser realizado até 3 meses depois do início do curso. Consiste em treinamento prático no centro cirúrgico, com revisão de todo conhecimento teórico/prático. O aluno treina com o robô a colocação dos portais, docking, triangulação, troca de pinças, sutura em modelo, resolução de pane, revisão do console, uso de energia, calibração do endoscópio, entre outros. Antes do treinamento no centro cirúrgico o aluno receberá vídeos de instrução sobre o In-service no total de 2 horas. Após o In-service, novo vídeo de revisão e prova on-line, totalizando mais 2 horas.
Treinamento Clínico
A parte clínica do treinamento é dividida em 2 módulos: o módulo observacional e o módulo de cirurgias sob supervisão. Esta é a fase final do treinamento, com as seguintes características:
1) Observação e Assistência (10 cirurgias)
• O cirurgião acompanha cirurgias robóticas realizadas por um proctor (cirurgião já habilitado).
• Pode atuar como assistente à beira da mesa (bedside assistant), aprendendo o workflow e as trocas de instrumentos.
• O HEG fornecerá o cronograma de cirurgias e o Instituto Falke auxiliará no agendamento dos acompanhamentos como facilitador.
• Cada cirurgia poderá ser observada por até 4 cirurgiões em treinamento.
2) Cirurgias supervisionadas (10 cirurgias)
• O cirurgião realiza 10 casos (no console robótico), sob supervisão direta de um proctor credenciado definido pelo HEG.
• O proctor avalia aspectos técnicos (dissecção, hemostasia, sutura), decisão clínica, uso do sistema, segurança e fluidez operatória.
• Cada caso é documentado com registro de desempenho, dificuldade, complicações e tempo cirúrgico.
• O proctor emite um relatório técnico ao final da fase.