Atualmente, vivemos uma notável expansão dos procedimentos minimamente invasivos, com destaque para as cirurgias laparoscópicas, que se consolidaram como a via de escolha para grande parte das intervenções cirúrgicas. Os pacientes têm preferido esse tipo de abordagem por oferecer maior segurança e um pós-operatório mais rápido e confortável. Inclusive, existem projetos governamentais voltados à implementação dessa técnica no sistema público de saúde.
Atentos a esse cenário e à crescente demanda por capacitação qualificada, nós, Dr. Mario Ghefter, Dr. Petrúcio Sarmento e Dr. Paulo Boscardim, juntamente com a David Medical e a Scolla nos unimos para criar um curso de curta duração, com formato mais imersivo, voltado ao aprofundamento nas abordagens minimamente invasivas no tórax.
A 4ª Edição do Curso de Imersão em Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva trará as principais tendências e inovações da área, aliando conteúdo de excelência a um vasto treinamento prático, incluindo cirurgias ao vivo e aulas teóricas online.
Iniciaremos as atividades por meio de sessões virtuais durante três noites, onde abordaremos aspectos técnicos e práticos com o apoio de cirurgiões experientes e comprometidos com o ensino.
Teremos um dia especial dedicado à transmissão de procedimentos minimamente invasivos — por videocirurgia e cirurgia robótica — permitindo ao aluno vivenciar, em tempo real, os desafios e condutas adotadas em cada técnica.
E para encerrar com chave de ouro, nos dois últimos dias do curso, realizaremos sessões práticas no centro cirúrgico experimental da Scolla, com treinamentos em modelos altamente desenvolvidos, como os blocos coração-pulmão com corantes e modelos vivos preparados especialmente para o treinamento de ressecções pulmonares.
Será uma oportunidade única de vivenciar uma nova forma de desenvolver habilidades cirúrgicas: aprendendo, ensinando e compartilhando.
Este curso foi pensado especialmente para você, cirurgião torácico — iniciante ou experiente — que busca se aprimorar no universo da cirurgia minimamente invasiva, ganhando confiança e domínio para explorar todo o potencial que essa técnica tem a oferecer.
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Professor
Professor
Professor
Professor
O curso oferece uma abordagem combinada entre teoria e prática, com o objetivo de proporcionar aos participantes um conhecimento completo sobre o funcionamento e os componentes da plataforma tecnológica utilizada em cirurgias minimamente invasivas.
A parte teórica será conduzida por meio de aulas online ao vivo, nas quais serão discutidos os principais aspectos técnicos e as particularidades das diferentes abordagens minimamente invasivas no tórax, com foco em conteúdo prático e aplicável à rotina cirúrgica.
As cirurgias ao vivo serão transmitidas diretamente de Hospital parceiro da Scolla, permitindo que os participantes acompanhem, em tempo real, procedimentos realizados por videocirurgia e também por cirurgia robótica, observando decisões técnicas, condutas e recursos utilizados.
A etapa hands-on presencial será realizada no centro cirúrgico experimental da Scolla, com simulações práticas em modelos específicos, como blocos coração-pulmão com corantes e modelos vivos especialmente desenvolvidos para o treinamento de ressecções pulmonares.
Todo o processo de capacitação será acompanhado por cirurgiões preceptores, com ampla experiência e domínio técnico na área, garantindo um ambiente de aprendizado guiado, seguro e altamente qualificado.
A participação no curso contempla o envolvimento em todas as fases: módulos teóricos, discussão de casos, cirurgias ao vivo e atividades práticas hands-on.
duração de uma semana
10 horas de aulas teóricas
10 horas de cirurgias ao vivo
20 horas de práticas hands-on
19:00 – 19:20 | Planejamento pré-operatório em lobectomias e segmentectomias – Dr. Daniel Bonomi
19:20 – 19:30 | Discussão com caso
19:30 – 19:50 | Anatomia cirúrgica aplicada e variações anatômicas críticas – Dr. Mario Ghefter
19:50 – 20:00 | Discussão com caso
20:00 – 20:20 | Estratégias de acesso hilar e controle vascular - Marcel Sandrini 20:20 – 20:30 | Discussão com caso
19:00 – 19:20 | Lobectomias VATS: padronização técnica - Petrúcio Sarmento 19:20 – 19:30 | Discussão com caso
19:30 – 19:50 | Segmentectomias anatômicas: indicação, técnica e limites oncológicos - Dr. Paulo Boscardim
19:50 – 20:00 | Discussão com caso
20:00 – 20:20 | Complicações intraoperatórias e critérios de conversão – Dr. Petrúcio Sarmento
20:20 – 20:30 | Discussão com caso
Eventuais ajustes poderão envolver o tipo de procedimento, a sequência das cirurgias ou a substituição de casos, sempre respeitando os princípios de segurança do paciente, ética médica e os objetivos pedagógicos do treinamento.
Independentemente dessas variações, se buscará assegurar a realização de procedimentos representativos de lobectomias e/ou segmentectomias minimamente invasivas, garantindo a qualidade técnica, didática e científica da atividade proposta.
Os alunos realizarão endosutura em simuladores, com foco em sutura brônquica, e dissecção hilar em blocos suínos não preparados, para treinamento de habilidades e reconhecimento anatômico.
Na sequência, executarão lobectomias e segmentectomias anatômicas em blocos preparados, com ênfase na identificação das estruturas, no uso de sutura mecânica e de energia avançada, sob supervisão direta.
No treinamento em modelo animal vivo, os alunos atuarão em duplas, sendo cada dupla responsável pela execução dos procedimentos. Cada participante realizará uma segmentectomia anatômica, incluindo a segmentectomia cranial do lobo cranial (equivalente à culminectomia no humano) e a segmentectomia cranial do lobo caudal (equivalente à segmentectomia apical do lobo inferior humano).
A atividade permitirá ao aluno praticar a identificação anatômica, a dissecção vascular e brônquica e a execução sequencial da ressecção pulmonar em ambiente controlado e supervisionado.
Coordenação: Dr. Petrúcio Sarmento
No simulador de cirurgia robótica, o aluno terá a oportunidade de realizar um contato guiado, aprendendo ou revendo os princípios básicos do sistema robótico, o posicionamento no console, o uso dos controles e a coordenação dos movimentos. O treinamento permitirá ao participante desenvolver noções iniciais de coordenação bimanual, controle de câmera e precisão, além de compreender os fundamentos da cirurgia robótica, servindo como base segura para etapas futuras de treinamento prático
Os candidatos devem ser formados em Medicina com residência médica concluída/cursando em cirurgia geral e/ou cirurgia torácica
Antes de emitir as suas passagens, fale com o nosso atendimento comercial.
Este é um curso patrocinado pela David Medical.
Para realizar a inscrição, confira o passo a passo no edital
Faça sua inscrição para o processo seletivo
