Este convite é para você cirurgião plástico e otorrinolaringologista apaixonado por rinoplastia. Com a evolução significativa que esta cirurgia teve nos últimos anos e a crescente exigência por melhores resultados por parte dos pacientes, tornou-se rotina o uso de mais enxertos em nossas cirurgias.
Mesmo tendo a oportunidade de trabalhar com cirurgiões especialistas em rinoplastia ao longo de nossa formação e de participar de inúmeros cursos na área, todos nós enfrentamos desafios. É sabido da dificuldade em lidar com casos secundários ou terciários, assim como com pacientes de pele espessa e cartilagens frágeis. Muitas vezes nos deparamos com a falta de cartilagem doadora do septo nasal devido a manipulações prévias ou ao tamanho inadequado das estruturas.
Essas cirurgias demandam um número maior de enxertos de cartilagem e também uma cartilagem robusta que possa garantir previsibilidade nos resultados, proporcionando a estruturação necessária para tais casos. Geralmente, não recebemos treinamento adequado para a retirada de enxertos de cartilagem costal durante nossa formação em residência, seja em cirurgia plástica ou otorrinolaringologia.
Você gostaria de aprender a realizar essa cirurgia de forma segura, eficiente e capaz de lidar com possíveis complicações? Gostaria de ter autonomia para realizar o procedimento completo, sem depender da disponibilidade de colegas de outras especialidades com agendas conflitantes? Então, convidamos você a participar deste curso de retirada de cartilagem costal, com foco na prática em cadaver-lab e demonstrações cirúrgicas ao vivo. Vamos juntos?
Além disso, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, a rinoplastia é o quarto procedimento estético mais procurado no mundo. Segundo dados do ISAPS, o Brasil liderou com 87.879 rinoplastias realizadas em 2020, seguido pela Turquia com 66.950 e os Estados Unidos com 55.436. O uso de enxertos de cartilagem costal é uma ferramenta essencial nas novas técnicas de rinoplastia, especialmente em cirurgias secundárias e pacientes com pele espessa, garantindo melhores resultados estéticos e funcionais.
Esperamos vê-lo em nosso curso e juntos explorarmos todo o potencial dessa importante área da cirurgia plástica.
Médico Radiologista
Médico Radiologista
Cirurgião Torácico
Cirurgião Torácico
Radiologista
Radiologista
Cirurgião Plástico
Cirurgião Plástico
Cirurgiã Plástica
Cirurgiã Plástica
Otorrinolaringologista
Otorrinolaringologista
– Conhecimento detalhado da anatomia dos arcos costais.
– Avaliação da tomografia 3D dos arcos costais.
– Desenvolvimento de habilidades técnicas específicas para a retirada da cartilagem costal.
– Abordagem e tratamento das possíveis complicações decorrentes da retirada da cartilagem costal.
A metodologia combina sessões teóricas e práticas para garantir uma compreensão abrangente e aprimoramento das habilidades necessárias para realizar esse procedimento com segurança e eficácia. Estamos comprometidos em fornecer uma formação completa e de qualidade, capacitando os participantes para enfrentar os desafios da prática cirúrgica com confiança e excelência
duração de 2 dias
12 horas de aulas teóricas
4 horas de aulas práticas
8:00 – Apresentação do curso e boas-vindas.
8:30 – 1) Anatomia
9:00 – 2) Avaliação radiográfica (como solicitar e avaliar a TAC )
9:30 – 3) Técnicas cirúrgicas
10:00 – 10:30 – Intervalo
10:30 – 4) Cicatrizes pequenas importam?
11:00 – 5) Retirada de costela em pacientes com próteses mamárias. Como evitar problemas
11:30 – 6) Retirada de costela em cirurgias mamárias associadas ( mamoplastias redutoras, de aumento e mastopexias)
12:00 – 14:00 – Almoço
14:00 – 17:00 – Demonstração Cirúrgica
8:30 – 7) Complicações e como tratá-las
9:00 – 8) Manejo pós-operatório
9:30 – 9) Como preparar os enxertos (técnica oblíqua)
10:00 – 10:30h – Intervalo
10:30 – 10) O que fazer com as cartilagens que sobraram.
11:00 – 11) Marketing médico- Como desmistificar a retirada de cartilagem costal para o público leigo
11:30 – 13:30 – Almoço
13:30h – 17:30 – Dissecção cadavérica
Os candidatos devem ser formados em medicina com residência médica concluída/cursando em cirurgia plástica ou otorrinolaringologia.
Receba nossa Newsletter
Scolla © – Todos os Direitos Reservados
Scolla © – Todos os Direitos Reservados